13 de julho de 2024

Mais uma farra no INSS

 Por Sierra


Foto: Arquivo do Autor
Demonstrativo do benefício recebido pela minha mãe neste mês de julho



Historicamente o Instituto Nacional de Seguro Social, que muita gente conhece pela sigla INSS, e que é certamente um dos órgãos mais importantes do Governo Federal, porque trata da concessão e do pagamento de benefícios e aposentadorias de milhões de cidadãos, foi e é marcado fraudes que, geralmente, quando são descobertas, já geraram prejuízos milionários à instituição, ou seja, ao contribuinte.

Mas não é só por fraudes que o lado negativo da história do INSS é marcado. O caso que eu vou lhes contar ilustra bem essa situação; e revela como todos aqueles que recebem benefícios e aposentadorias por esse órgão federal estão sujeitos a várias manobras com vistas a abocanhar parte do dinheiro deles.

Na semana passada a minha mãe chegou a nossa casa dizendo que a atendente da Caixa Econômica, onde ela sacou o benefício de um maro salário mínimo, lhe informou que ele veio com um desconto de R$ 28,40; e que recomendou que ela procurasse uma agência do INSS para saber do que se tratava o tal desconto.

Assim  que ela me contou isso eu lembrei que, dias atrás, eu tinha lido no site de notícias Metrópoles reportagens informando que algumas associações e sindicatos, com o aval do próprio INSS, estavam conseguindo inserir cobranças de supostas mensalidades de seus supostos associados. O mesmo canal de informações fez também saber ao seu público leitor como a farra dos descontos estava proporcionando uma vida de luxo aos dirigentes dos tais sindicatos e associações. É muita sacanagem para com o cidadão, não é?

Pois bem. Pedi a mainha que trouxesse o extrato da conta para eu examiná-lo. Peguei o papel e verifiquei que o desconto fora feito para alguma coisa que tinha por sigla ABAPEN. De imediato eu pesquisei no Google o que era isso. Meus amigos, ABAPEN é, vejam só, uma tal de Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação. Com essa informação em mãos eu acessei o muitíssimo útil e recomendado site Reclame Aqui; e eis que, como era de se esperar, não apenas essa associação como outras apareciam ali como alvo de várias reclamações de pessoas que, a exemplo de minha mãe, tiveram descontos indevidos feitos em seus parcos benefícios.

Gente, como é que o INSS permite que se cometa um ataque desses aos nossos idosos que vivem, ou melhor, sobrevivem com um salário tão mínimo como o que é destinado a eles? Como é que os dirigentes do INSS acatam os pedidos de tais entidades ditas associativas para que os descontos sejam feitos - eu vi no Reclame Aqui que algumas pessoas já vêm sofrendo com isso há alguns meses - nos cadastros dos beneficiários? Será que essas associações e demais entidades apresentaram ao INSS algum comprovante de filiação dos supostos associados? Eu aposto que não. E se os mostraram certame pelo menos parte dos documentos era e é falsa, porque, assim como reclamantes do Reclame Aqui, a minha mãe nunca se filiou à associação alguma e, por conseguinte, não autorizou que fosse feito qualquer desconto no benefício dela.

Normalmente quando se investigam casos de fraudes e outros negócios escusos envolvendo o INSS vem à tona o óbvio ululante: os gatunos agiram e obtiveram êxitos em suas práticas criminosas contando com o auxílio de funcionários desonestos do próprio instituto. Será que esse caso da farra dos descontos feitos à revelia dos aposentados e pensionistas também contou com a cumplicidade de indivíduos da tão nobre, visada e subtraída instituição? Quem acredita que sim levante a mão.

Li no mesmo Metrópoles que depois das reportagens a cúpula do INSS tomou conhecimento dessa arbitrariedade e divulgou que irá ressarcir, digo, devolver os valores que foram descontados dos beneficiários. Simples assim. Praticaram algo ilegal, mexeram no dinheirinho que garante a sobrevivência, aos trancos e barrancos e com muito malabarismo, de milhões de indivíduos e disseram que vão resolver o caso devolvendo as quantias indevidamente subtraídas. E apuração dos fatos, não vai haver? E punição dos responsáveis pela prática da ilegalidade não vai ocorrer?

Quem tem conhecimento do quadro socioeconômico brasileiro, marcado por acentuadas desigualdades, sabe que mesmo com essa mixariazinha de um salário mínimo, em muitas cidades, aposentados e pensionistas são os principais movimentadores da economia local. Dito isso, toda vez que o INSS permite que ocorram cobranças indevidas, como a que fizeram no benefício da minha mãe, ou que os bancos vorazes abocanhem parte desse dinheirinho exigindo que o beneficiário mantenha uma conta corrente paga  e sorrateiramente até emitam cartões de crédito que não foram solicitados para cobrarem taxa de anuidade desse pessoal - o Bradesco fez isso com a minha saudosa avó Maria da Conceição, que era analfabeta -, a instituição se porta como cúmplice de todos os males que são praticados contra os cidadãos que, na maioria dos casos, já são idosos.

A farra dos descontos indevidos que está na ordem do dia constitui mais um capítulo da parte desabonadora da história do INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário