3 de agosto de 2013

Da alegria na descrença

Por Clênio Sierra de Alcântara

Não escondo de ninguém a minha descrença, o meu ser ímpio, a minha condição de ateu. E não pensem que digo isso com arrogância, com soberba, com acento de quem quer “causar”, “aparecer” ou que “se acha”. Digo isso com a mesma naturalidade de quem, por exemplo, diz que prefere os dias ensolarados aos chuvosos. E isso não faz de mim alguém melhor ou pior. E nem me desumaniza.

Não entro em discussão a propósito da existência, da legitimidade e/ou da necessidade de se acreditar numa deidade, num “ser superior” que criou todas as coisas, o que inclui, certamente, o preconceito e a intolerância – e quem nos criou ou quem criou a deidade não esqueceu obviamente de designar o livre arbítrio, para que não nos sentíssemos como uns completos autômatos. Digo tão somente que não creio e ponto. Não tenho por que enumerar razões, argumentar, nada disso. Se, como dizem, crer é um dogma, por que descrer não pode ser um dogma também?

O fato de eu não acreditar no proclamado “ser superior” não me torna um inimigo da Igreja Católica, essa instituição milenar que tanta influência exerce sobre a vida de milhões de pessoas. Compêndios bem escritos de História podem deixar qualquer leitor por dentro do que essa instituição religiosa realizou ao longo de sua existência: as brigas intestinas para que se consolidasse como tal; o empreendimento das Cruzadas; a catequese forçada dos negros escravizados e dos povos pré-colombianos; a monstruosidade da Santa Inquisição... Acresça-se a isso, que por si só já é de bom tamanho, a conduta pessoal de muitos dos seus membros envolvidos nesta prática estupidamente covarde que é o crime de pedofilia. Ah, mas não foi só de “pecados” que a Igreja Católica se fez. E as ações pastorais em defesa dos despossuídos e marginalizados da sociedade? E as campanhas da fraternidade? E os lenitivos das palavras amigas proferidas nas missas? E o servir como norte nos momentos de aflição? E o ser uma fortaleza contra os desmandos dos poderosos? Oh felix culpa (Ó culpa feliz).

Não, não foram as práticas execráveis da Igreja Católica que fizeram de mim um descrente. As religiões, de uma maneira geral, têm, a meu ver, um grau elevado de desrazão. Para mim é muito claro que os deuses são criações humanas e não o contrário. Não sinto – e isso me confere em boa medida uma confortável paz interior – necessidade de um apego ao incognoscível.

Quando a discussão envereda para o campo da legitimidade ou não de o Brasil ser denominado pela Constituição como um estado laico e, no entanto, nós vivermos como se tivéssemos a católica como religião oficial, eu me posiciono peremptoriamente contra. Se o Brasil é um “estado laico”, como prega a Carta Magna, qual a razão de existir tantos feriados católicos? Se o Brasil é um “estado laico”, por que tantos donos de poder insistem em expor crucifixos nas repartições públicas? Se o Brasil é um “estado laico”, por que as cédulas de sua moeda têm de trazer a inscrição “Deus seja louvado”?

Nenhum cidadão com um mínimo de esclarecimento consegue ficar indiferente às grandes questões do seu tempo, porque elas de um modo ou de outro lhes afeta. E quando esse cidadão é alguém que, como eu, busca mais do que compreendê-las, interpretá-las de alguma maneira, essas questões adquirem o status de demandas permanentes. Respostas fáceis não dão conta da complexidade que encerram tais questões. Daí por que os impasses. Daí por que as inconclusões.

Acompanhei o quanto pude a transmissão televisiva da visita do Papa Francisco ao Brasil. A mim me parece ser sincero o sorriso meigo de Sua Santidade. As falas do Papa Francisco têm chegado aos meus ouvidos como um alento. Num encontro denominado de Jornada Mundial da Juventude o afável e simples Francisco em mais de uma ocasião falou em defesa dos velhos, dos idosos, nossos guardiões de memória e sabedoria. Francisco incitou os jovens a mudar o mundo sem que se esqueçam de amparar essas pessoas mais experientes e calejadas pela vida que tanto nos ensinaram e protegeram.

Mais de uma vez eu me peguei de olhos marejados ao ver certas demonstrações de fé nas ruas pelas quais Papa Francisco passava. Não sei por que a ingenuidade e a simplicidade sempre me comovem. Toda aquela gente exibia uma alegria verdadeira e contagiante. Uma senhorinha desdentada parecia estar em êxtase ao descrever a emoção que sentiu ao ver o Sumo Pontífice. Uma noviça superanimada dava o tom da miríade de sensações que dominava aquele povo: seu sorriso era de alguém que se comprazia intensamente por ser uma ovelha daquele imenso rebanho.

Os milhões de católicos que acompanharam a Jornada Mundial da Juventude deram demonstrações mais do que vigorosas de que a luz da religião que professam continua lhes guiando. Não querendo isso dizer necessariamente que a essência da fé deles esteja presa aos fundamentos da Santa sé. A Igreja Católica continuará pregando contra o uso de contraceptivos, contra o aborto, contra a homossexualidade, contra o sexo fora do casamento. E ignorando essa pregação, milhões de católicos - gays, inclusive, que não deixam de ir à missa, de tomar parte em outras atividades eclesiásticas,e nem de ser ordenados padres – continuarão realizando seus abortos clandestinos, continuarão fazendo uso de camisas-de-vênus e pílulas anticoncepcionais, continuarão a constituir  “casamentos” não oficializados e mantendo  relacionamentos extraconjugais. E por que isso? Porque nenhuma religião consegue ser, ao fim e ao cabo, mais do que uma espécie de loja de conveniência; e porque a fé no sobrenatural é algo pessoal, particular e que independe de ditames e supostos mediadores.


Não é de hoje que ouço que vivemos tempos difíceis e que o pior está para acontecer. Ah, meus amigos, viver é uma coisa tão boa, tão maravilhosa. Quem quiser que acredite no pior, porque eu não abro mão dessa alegria encorajadora que me mantém em caminhada.                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário