15 de abril de 2016

O Edifício Caiçara foi retirado do cartão-postal

Por Clênio Sierra de Alcântara



Foto: divulgação      Como podemos lutar pela preservação de prédios de reconhecido valor histórico para as nossas cidades? Será que é legítimo cooperar com a destruição?


Numa demonstração inequívoca de insatisfação contra o império da destruição da memória edificada do Recife, que há anos lançou seus tentáculos de aço sobre diversos bairros da capital pernambucana, membros da sociedade civil protestaram veementemente contra o início da demolição do Edifício Caiçara, localizado na beira-mar da Zona Sul, seguramente o metro quadrado mais caro da cidade. Estávamos então no segundo semestre de 2013. E a luta de todos que se empenhavam para preservar a edificação remanescente da década de 1930 numa área densamente ocupada por prédios de alto padrão, era, também, uma tentativa de discutir que tipo de desenho urbano estava sendo proposto para o município.

A lógica da especulação imobiliária, como se sabe, não se atém às questões da memória urbana e aos valores preservacionistas; ela atende única e exclusivamente às demandas de certos segmentos da sociedade que igualmente não aprenderam e nem querem aprender a conjugação do verbo preservar, muito satisfeitos que estão com as flexões do consumir. De modo que, qualquer ação visando à preservação de alguma edificação e/ou de uma paisagem de caráter histórico é tomada por tais segmentos como algo não somente passadista bem como contrário ao progresso do lugar em que elas se encontram. É como se os que buscam conservar a identidade da cidade fôssemos uns inimigos de seu crescimento e/ou enriquecimento material e, de maneira caprichosa, nos empenhássemos em imobilizar a sua melhoria e aperfeiçoamento.

Historicamente algumas das mais antigas cidades do Brasil amargaram intervenções que destruíram uma parcela bastante significativa de seu patrimônio histórico edificado. Foi assim no Rio de Janeiro, onde não se poupou sequer o Morro do Castelo, onde se diz que a cidade efetivamente começou. Foi assim em Salvador, onde vários administradores buscaram transformá-la num burgo triste pondo abaixo e/ou alterando a fisionomia de várias edificações. Foi assim no Recife, onde bairros como Santo Antônio, São José e Recife Antigo perderam centenas de prédios dos períodos Colonial e Imperial sobretudo para adequar essas áreas às necessidades de circulação dos veículos automotivos.

Infelizmente, no Brasil, em que pesem os exemplos de destruição ocorridos no passado e a ampla rede de proteção ao patrimônio formada pela própria ação do Estado tanto em âmbito federal como estadual e municipal, a memória nacional não deixou de estar inteiramente a salvo das constantes ameaças que se lançam sobre ela sob as mais diversas formas: o furto puro e simples: o vandalismo; a falta de manutenção e restauro; o descaso do poder público; a pressão do poder econômico para fazer retroceder os instrumentos legais de proteção.

No último dia 7 de abril uma grande construtora reiniciou os trabalhos de demolição do Edifício Caiçara, pondo no chão o que estivera sob intervenção judicial. Outra vez um pedaço da memória urbana do Recife sucumbiu ao peso dos interesses imobiliários; e a cidade perdeu novamente um naco do seu passado construtivo. Revendo as fotografias da ocasião em que eu visitei o prédio, me peguei a pensar no tanto que o Recife ainda vai perder do seu patrimônio edificado enquanto seus governantes se alinharem e se submeterem aos interesses privados e não pensarem no bem comum, permitindo, autorizando e assinando pareceres que vêm paulatinamente favorecendo uma vaga destruidora tenaz e eficazmente empenhada em tirar dele as suas feições mais pitorescas e características, fazendo dessa cidade um mero arremedo de uma outra qualquer.

Lendo hoje o noticiário tomei conhecimento de que o filme “Aquarius”, do diretor Kleber Mendonça Filho, vai concorrer à Palma de Ouro do Festival de Cannes; e mais, que ele tomou como inspiração para o roteiro o caso envolvendo o Edifício Caiçara, o que me entusiasmou sobremaneira. Quem sabe esse longa-metragem não desperte uma consciência coletiva de preservação da nossa memória, de maneira que se consiga ver nascer no Recife uma corrente de maior resistência contra o aparato, ao que parece, institucionalizado que não cessa de autorizar a sua destruição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário