30 de junho de 2016

Revirando os fichários da DOPS

Por Clênio Sierra de Alcântara



As fontes documentais que repousam em muitos arquivos públicos são testemunhos de um tempo passado à espera de pesquisadores que os ponham a descoberto, tecendo com eles narrativas que enriqueçam e ampliem o entendimento da nossa História


A escrita da História requer alguns exercícios preliminares. Um deles é justamente a procura das fontes e dos subsídios que embasarão a narrativa. As fontes documentais – sejam elas, escritas, orais, imagéticas, etc. - não necessariamente falam por si mesmas. Cabe ao narrador - e não nos esqueçamos da lição do filósofo Walter Benjamin a respeito dessa figura importantíssima e indispensável para tal tarefa – examiná-las com cuidado; confrontá-las com outras fontes; interpretá-las; fazer-lhes perguntas; duvidar delas; verificar o que nelas falta, porque elas podem ser apenas parte de um todo ou simplesmente não passarem de pistas falsas. Em sua atividade epistolar mestre Gilberto Freyre que, para a prática da narração, se valia da maior e mais diversa gama de fontes possível, certa feita, escrevendo para um seu amigo muito querido, enfatizou que nem tudo o que ouvimos como material de informação para pesquisa deve ser levado em conta; é preciso, destacou ele, que peneiremos o que nos é dito.



Fotos: Roberto Pereira Jr.






Para além do caráter epistemológico do fazer historiográfico, a narrativa histórica se reveste de uma busca incessante por elementos que de alguma maneira ampliem o conhecimento e/ou o entendimento de um dado assunto. Se tudo é mesmo História, como pensa Paul Veyne, o autor de Como se escreve a História, por outro lado, a sua escrita se cerca de alguns recursos metodológicos que definem e/ou guiam tal construção textual. O “tudo”, na verdade, acaba sendo limitado pelo foco da narrativa que ambicionamos elaborar.





Na noite da última terça-feira eu me dirigi até o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), localizado na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no Recife, com o fito de prestigiar a divulgação do projeto cultural O obscuro fichário dos artistas mundanos (1934-1958), que foi idealizado e coordenado por Clarice Hoffmann tomando como base as quatrocentas e três fichas e vinte e oito prontuários produzidos pela Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS-PE), entre os anos de 1934 e 1958, que registraram a passagem por terras pernambucanas de indivíduos vistos e nomeados como artistas pelos membros dessa instituição governamental.


Criada em dezembro de 1935 no contexto da perturbadora “ameaça comunista” – na palestra que foi o ponto alto do evento, o historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior, que é autor do instigante e esclarecedor A invenção do Nordeste e outras artes, lembrou da montagem do aparato opressor sob o governo de Getulio Vargas a partir do Plano Cohen, que resultaria na ditadura do Estado Novo instaurada em 1937 e que se estenderia até 1945 -, a DOPS, pode-se dizer, se enquadra naquela maquinaria de vigilância e controle social estabelecida pelo império da lei do Estado que quer e/ou pretende determinar tudo, até gostos, padrões de comportamento e de consumo e, quando não o consegue, trata de cercear as escolhas individuais e penalizar de alguma forma os “desviantes”, os “desobedientes”, os “transgressores” e os “inadequados”, tal qual o exame feito por Michel Foucault em seu clássico Vigiar e punir.






Lançando luz sobre fatos, pessoas e diversos cenários de um Recife que comumente não aparece no que se convencionou chamar de “historiografia oficial”, o conjunto de dados e informações reunidos pelo projeto O obscuro fichário dos artistas mundanos – o catálogo que foi distribuído no evento, que é um pequeno primor, é só uma ínfima parte da grande quantidade de informações (e eu não posso de deixar de dizer aqui que o artigo de autoria da historiadora Marcília Gama, que nos apresenta de modo bastante didático e preciso a formação e atuação da DOPS, é de uma clareza tamanha) – fotografias dos personagens fichados, peças de propaganda de espetáculos e de estabelecimentos comerciais, textos, etc. – apresentadas e disponibilizadas no site www.obscurofichario.com.br que merece visitas pacientes para que seja bem aproveitado. A plateia que ocupou o salão do Apeje certamente saiu de lá curiosa, como eu, para acessar todas aquelas informações das quais foi dado somente um aperitivo.



Professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior no momento em que palestrava


Como eu estava dizendo, a escrita da História requer alguns exercícios, como o da busca e avaliação das fontes e uma tomada de direção teórico-medológica. Mas não só isso; requer também – e fundamentalmente, creio eu – uma enorme vontade de saber, uma crença absoluta no ofício do narrador e um fascínio desmedido pelos muitos destinos aos quais as narrativas nos conduzem.

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