9 de setembro de 2016

Geneton Moraes Neto e a força imperiosa da palavra

Por Clênio Sierra de Alcântara








Afora o apreço incomensurável pela leitura e pelos livros, a vontade de saber e de conhecer, a curiosidade, o gosto pelo que é mais comezinho e também pelo que se compreende como sendo complexo, a disposição para escarafunchar papéis antigos, o prazer pela escrita e a consciência da preservação da memória, outra lição que aprendi com o meu mestre maior Gilberto Freyre foi a admirar e reverenciar as pessoas de reconhecido talento, atuem elas em que segmento for.

Quando me veio a notícia do falecimento do jornalista Geneton Moraes Neto, ocorrido no dia 22 de agosto, a sensação que pesou sobre mim foi a da plena convicção de que a morte outra vez levara consigo, adormecido em seus braços, um homem e um profissional que entendia como poucos do ofício que desempenhava e fazia dele uma referência precisa e necessária.

Enquanto alguns perambulam pelas redações de jornais e televisões preocupados tão somente em fechar a pauta do dia, Geneton fazia do seu labor diário uma rotina de perscrutação dos fatos. Enquanto uns e outros preenchem páginas e páginas com mais do mesmo, como que repetindo uma receita culinária, Geneton escrevia buscando entrar no âmago dos acontecimentos. Enquanto outros tantos falam e/ou escrevem sem se darem conta da importância do que estão a registrar, Geneton primava por enriquecer o quanto podia suas abordagens porque desde a sua elaboração mantinha o foco e o entendimento – e por que não dizer compromisso – de que estava produzindo memória.

Quem teve a oportunidade de ler algum dos seus textos ou de acompanhar alguma de suas entrevistas exibidas pela televisão, pôde perceber e sentir como enorme era nele o ímpeto, o impulso que o levava a buscar o esclarecimento todo que fosse possível. Daí por que por vezes a sua gana e a sua habilidade para tentar extrair revelações e/ou confirmações dos entrevistados pareciam que iam descambar em agressões verbais e físicas da parte de quem estava sendo inquirido. E isso se dava porque, tanto quanto suficientemente embasado e seguro do conteúdo que fundamentava suas indagações, Geneton Moraes Neto mantinha, andando sempre de mãos dadas, a audácia e a coragem de perguntar, algo que não é tão comum de se encontrar na figura de um jornalista, porque normalmente o que se vê é a repetição de obviedades quando não o total domínio do entrevistado sobre o entrevistador.

Dono de um tino e de um faro para o dissecamento de um fato bastante acentuados, Geneton unia a essas qualidades o destemor e uma sagacidade admiráveis. Vê-lo atuando de certa forma fazia com que eu tentasse relevar os aborrecimentos que me acometiam quando eu me deparava – e ainda me deparo – com jornalistas presunçosos que saem das faculdades sem sequer ter o domínio da língua portuguesa e talvez pensando que a prática do bom jornalismo consiste em andar por aí escrevinhando e/ou falando para públicos que estão desinteressados de tudo.

Num momento em que assistimos ao desenrolar de investigações policiais sobre casos estarrecedores protagonizados por grandes figurões da nossa espezinhada e afanada República e vemos profissionais da imprensa ser constantemente atacados e demonizados pelos delinquentes e seus comparsas, como se os jornalistas tivessem inventado os crimes e as inúmeras barbaridades em que eles se meteram, a perda de um profissional do quilate de Geneton Moraes Neto é algo extremamente triste e lamentável porque ele pertencia a uma estirpe de jornalista que apurava com seriedade e perspicácia os fatos antes de convertê-los em notícias.

Vou repetir aqui o que eu disse ao meu confessor naquela noite em que no Rio de Janeiro o aclamado jornalista pernambucano se despediu de todos nós: o Brasil perdeu um dos seus grandes e admiráveis filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário