19 de setembro de 2020

Acontece que somos desumanos

 Por Clênio Sierra de Alcântara

 

Foto: Lalo de Almeida
Agro irresponsável é tech, agro criminoso é pop, agro desumano é tudo: a destruição massiva da biodiversidade com vistas a alimentar a humanidade é uma dessas falácias desmedidas que são vendidas por aí, porque se sabe muitíssimo bem que a área que já se desmatou é mais do que suficiente para a produção de alimentos dos quais precisamos, basta ver a cultura do desperdício que continuamos a exaltar. A prática das queimadas é tão primitiva e degradante para o meio ambiente quanto a nossa irrefreável necessidade de querer sempre mais e mais daquilo de que nós essencialmente não precisamos



Muitíssimo comovido e sentindo um grande pesar, nesta semana eu vi fotografias nas quais eram mostrados animais silvestres mortos, vítimas dos incêndios que há semanas vêm consumindo hectares e mais hectares do Pantanal matogrossense. Animais mortos, animais com queimaduras, paisagens calcinadas... Tudo tão triste.

As queimadas, as grandes, as imensas, as gigantescas queimadas que, todos os anos, ocorrem nos diversos biomas brasileiros não são um fenômeno da natureza; elas são malfeitorias provocadas pelo homem, seja para fazer do terreno que ele queima pasto, seja para iniciar alguma lavoura, seja simplesmente para queimar, para manter a área “limpa”. E por que ateiam fogo no terreno? Porque o custo disso para o fazendeiro criador de gado ou para o produtor agrícola é praticamente zero. E rápido. Conscientemente esses indivíduos sabem que, embora para eles essa prática arcaica e primitiva de limpa de terreno não lhe custe quase nem sequer um centavo, o estrago que eles causam à natureza é incalculável; a cada queimada que é feita vai-se embora parte da biodiversidade que existia naquela região que foi incendiada.

Os brasileiros são uns incorrigíveis piromaníacos. Ateiam fogo em vegetação como quem estivesse a fazer algo de bom e de proveitoso para o núcleo social onde se vive. A prática de queimar áreas cobertas por vegetação não é, por assim dizer, um mal só praticado por agropecuaristas; atear fogo em áreas verdes é quase um esporte nacional, porque a consciência de preservação ambiental é diuturnamente ignorada,  como se o meio ambiente não dissesse respeito à nossa existência e como se nós que, ainda que falantes e racionais, não fôssemos também animais e, como tais, não precisássemos dos recursos naturais para sobreviver.

Aqui na ilha onde eu moro, no litoral norte pernambucano, basta chegar o verão para que as queimadas comecem a arder e consumir o mato. E queimam não para fazer plantação e nem para criar bicho; queimam por queimar; queimam para não se dar ao trabalho de capinar o terreno.

Da boca para fora quase todo mundo diz que respeita e preserva o meio ambiente e que se preocupa com o futuro do planeta. Mas no dia a dia o que mais se vê por aí são rios e córregos contaminados e atulhados de detritos e lixo jogado por tudo quanto é canto. Ao mesmo tempo em que dizem ter consciência ambiental – e aí entra o chamado “consumo responsável” – essas pessoas assumem o papel de predadoras vorazes que acreditam que tudo que é natural é infinito e nós não devemos e nem precisamos nos preocupar com a preservação e com o cuidar do meio ambiente.

Sim, consumir faz parte da existência; isso é inegável. O problema, o grande, o imenso, o gigantesco problema reside no fato de que a degradação do meio ambiente é uma realidade que segue em ritmo acelerado. Como se fosse possível ao mesmo tempo consumir desenfreadamente e não esgotar os recursos naturais e não poluir e não degradar os ecossistemas, seguimos numa marcha de consumo irresponsável, porque continuamos confiantemente crentes de que precisamos sempre e sempre mais do que realmente precisamos.

Reclamam do racionamento de água, mas poluem os mananciais e enchem suas piscinas infláveis de não sei quantos mil litros e, depois de um fim de semana, jogam toda a água fora. Reclamam do caos no trânsito, mas todos querem um carrão para chamar de seu, de preferência daqueles muito possantes, que bebem bastante combustível. Reclamam das dificuldades da vida, da violência, do desemprego e da falta de moradia, mas não abrem mão de ter dois, três filhos, porque um só não lhes basta. Enfim, muitas pessoas, talvez a maioria dos habitantes do planeta, querem viver num mundo perfeito e cor de rosa, mas elas vão dia a dia pintando de preto o ambiente em que vivem.

Em 1937, no livro Nordeste, o sociólogo Gilberto Freyre disse nessa que é uma das primeiras – talvez a primeira – obras a tratar do tema ecologia neste país, que a monocultura da cana de açúcar, que ocupou e até hoje ocupa vastas áreas nordestinas, provocou a “destruição das matas pelo fogo e pelo machado”; e que não havia “um rio do Nordeste do canavial que alguma usina de ricaço não tenha degradado em mictório” (Gilberto Freyre. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. 5ªª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora; Recife: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, 1985, p. 22 e 35). É de se ver que, transcorridos praticamente quinhentos anos desde que os primeiros engenhos de cana de açúcar começaram suas atividades no Brasil, o processo fabril até que se modernizou em muitos aspectos, mas a queimada dos canaviais até hoje continuam.

Num estudo clássico, o brasilianista Warren Dean registrou que “Para o homem, a coexistência com a floresta tropical sempre foi problemática”; e que o “avanço da espécie humana funda-se na destruição de florestas que ela está mal equipada para habitar” (Warren Dean. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 24).

Se o respeito à natureza e efetivas políticas e práticas de preservação e de convívio em harmonia com ela não vierem por bem, haverão de vir por mal, quando outras e mais letais pandemias do que esta que estamos a atravessar e também furacões, terremotos, tsunamis e secas superseveras e prolongadas chegarem para varrer da face da Terra boa parte dos seres desumanos que são inteiramente submissos às suas metas de lucros e às suas irrefreáveis cobiças, que só fazem degradá-la e destruí-la. Algum dia uma fatura bem pesada há de chegar para todos nós. De algum modo a natureza há de restituir um mínimo que seja de humanidade aos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário