26 de março de 2022

O senhor Milton Ribeiro é o meu pastor e nada me faltará

 Por Sierra

 

Imagem: Folha de S. Paulo
Será que o pastor presbiteriano Milton Ribeiro estava diante de um púlpito quando ele proferiu aquelas tão esclarecedoras palavras? Eu não sei; mas, como está mais do que audivelmente claro que esses ditos cristãos passam como um rolo compressor por cima do mandamento que diz “Não roubarás”, eu imagino que os seus interlocutores, os seus ouvintes, os seus comparsas ou seja lá o que aquelas pessoas que lhe ouviam eram, devem ter mentalmente parafraseado um muitíssimo conhecido versículo bíblico dizendo a si mesmas assim: “O senhor Milton Ribeiro é o meu pastor e nada me faltará”


Não é propriamente uma teocracia o que bolsonaristas e quejandos ambicionam implantar neste país. O que bolsonaristas e seus cúmplices e comparsas realmente querem é continuar com esse joguinho de cena de se mostrarem fiéis defensores da moral e dos bons costumes evocando passagens da Bíblia para justificar – porque, para eles, os fins sempre e sempre justificarão os meios – toda a perversidade e toda a intolerância de que eles são capazes de perpetrar.

É apoiado num discurso autoritário e supostamente saneador que os bolsonaristas e seus cúmplices e comparsas diariamente despejam nas redes sociais e onde mais seja possível o seu catecismo pretensamente moralizador, pregando a homofobia, a misoginia, o ataque às instituições democráticas, o armamentismo como ideal de sociedade e o sepultamento das mais diversas manifestações culturais. O Evangelho segundo o bolsonarismo é intolerante, impiedoso, cruel e desumano.

Não é difícil encontrar por aí quem, portando uma Bíblia, é capaz de fazer o diabo para se locupletar. E fazer o diabo e oferecer um quarto ao diabo para se dar bem, em resumo, significa lançar mão de meios ilícitos, significa enganar, ludibriar, pedir suborno ou subornar, tramar, passar a perna, sabotar, falsificar, ameaçar e até mandar matar. Não é difícil encontrar por aí quem, portando uma Bíblia, não passaria no mais simples teste de honestidade, que é simplesmente dizer a verdade e nada mais do que a verdade.

No tripé formado pela Saúde, Educação e Segurança Pública o governo do senhor Jair Bolsonaro, que tanto evoca o sobrenatural, falhou até o presente momento em tudo: os quase 260.000 mortos da pandemia são o retrato da incompetência do Ministério da Saúde; o troca, troca de comando e a falta de projetos diz do abismo em que se encontra o Ministério da Educação (MEC). E quanto à Segurança Pública? Bem, a inépcia no setor resume-se ao “salve-se quem puder” do compre uma ou mais de uma arma de fogo e faça você mesmo a sua segurança e a da sua família.

Enquanto insiste em fazer da religião política de Estado, o senhor Jair Bolsonaro permanece convocando os fiéis das religiões que lhe convém para apoiar as suas perversidades e desumanidades, ao mesmo tempo em que outras, como as de matriz africana, o seu governo segue discriminando.

Nesta semana, quem acompanha o noticiário ouviu como funciona ou vinha funcionando a multiplicação dos recursos, biblicamente falando, no Ministério da Educação que é atualmente comandado pelo pastor presbiteriano Milton Ribeiro, pelo Milton Ribeiro que é dado também a evocar o sobrenatural enquanto abre a boca para ofender homossexuais e crianças com deficiências e que, até o presente momento, não tirou do seu gabinete sequer um projeto de vulto visando à melhoria da qualidade da educação deste país que, não é de hoje, apresenta um quadro lamentável e preocupante e que as agruras da pandemia só fez agravar. Em tom claro e nada hesitante, próprio de quem habitualmente fala diante de um púlpito, o senhor Milton Ribeiro, o pastor presbiteriano Milton Ribeiro, o moralizador e honesto cidadão Milton Ribeiro, o ministro Milton Ribeiro descreveu o modo como os recursos de sua pasta são encaminhados pelo Brasil afora.

De acordo com a cartilha do abecedário do senhor Milton Ribeiro, os necessitados, os mais necessitados são aqueles que integram um grupinho formado, vejam só, por pastores. Mas será o Benedito? Não, não é Benedito, não. Embora seja perfeitamente possível que a lista de chamada, na verdade, comporte mais nomes de pessoas tão briosas e honestas, o ministro Milton Ribeiro, o pastor presbiteriano Milton Ribeiro citou em sua fala tão cheia e tão carregada de espírito de comunhão e de solidariedade para com seus irmãos de fé, os senhores Gilmar Silva Santos e Arilton Moura que calham de ser, também, imaginem vocês, pastores evangélicos. Como se isso fosse pouco, o senhor Milton Ribeiro, o pastor Milton Ribeiro ainda disse que o esquema de beneficiamento “foi um pedido especial” do presidente da República. E o que se vem pondo a descoberto é que os ditos pastores cobravam propina ou comissão para intermediar a liberação dos recursos. Depois que o áudio vazou, o senhor Milton Ribeiro soltou uma nota negando o que claramente dissera. Não é danado isso? Não é danado, não, é safadeza mesmo, é desonestidade, é canalhice.

Com uma conhecida veia histriônica o igualmente pastor Silas Malafaia soltou o verbo a respeito do “esquema do MEC”, falando em defesa do senhor Jair Bolsonaro e atacando a mídia que, segundo ele, “odeia pastores”. Por que será que o senhor Silas Malafaia disse o que disse hein? A mim me parece que o telhado dele é de vidro trincado; e que ele joga para a “mídia que odeia pastores” a responsabilidade pelas malfeitorias e crimes praticados por muitos pastores. Não, senhor Silas Malafaia, a mídia não odeia pastores, mesmo porque, só quem tem uma mente tão tacanha e eivada de ódio, como parece ser o seu caso e, talvez, o da maioria absoluta dos bolsonaristas, que militam pela desunião e pela animosidade permanentes, põe tudo no mesmo plano e diz que todos são farinha do mesmo saco, que todos são desonestos e arrivistas. Nem todos os pastores e nem todos os dirigentes que estão à frente de discípulos passam por cima dos princípios cristãos e usam a Bíblia como espécie de caixa de arrecadação de dinheiro para enriquecimento pessoal, senhor Silas Malafaia. Senhor Silas Malafaia, não faltam entre pastores e dirigentes das mais variadas denominações evangélicas quem cuida dos seus rebanhos e zela pelo conforto espiritual dessa gente sem almejar a construção de impérios financeiros para usufruto próprio.

No governo do atual presidente da República não existe distinção entre o sagrado e o profano; tudo foi posto num caldeirão só; e nele cabem, contando com o apoio de milhões de brasileiros cristãos, que atestam que somos um povo cruel e desumano por natureza, grandes porções de nazifascismo, supremacia branca, massacre de minorias e, claro, fundamentalismo religioso.

Será que o pastor presbiteriano Milton Ribeiro estava diante de um púlpito quando ele proferiu aquelas tão esclarecedoras palavras? Eu não sei; mas, como está mais do que audivelmente claro que esses ditos cristãos passam como um rolo compressor por cima do mandamento que diz “Não roubarás”, eu imagino que os seus interlocutores, os seus ouvintes, os seus comparsas ou seja lá o que aquelas pessoas que lhe ouviam eram, devem ter mentalmente parafraseado um muitíssimo conhecido versículo bíblico dizendo a si mesmas assim: “O senhor Milton Ribeiro é o meu pastor e nada me faltará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário