2 de março de 2024

A propósito de um péssimo serviço prestado pelo Correios

Por Sierra



Foto: Arquivo do Autor
Um dos pacotes que eu tive de ir apanhar às pressas na agência do Correios da cidade onde eu moro, porque essa antes admirada empresa me cobra um preço full de frete e não entrega a encomenda em minha casa


Poucas coisas são tão frustrantes para mim do que saber que uma encomenda que eu fiz voltou pelo Correios. Você esperou pelo pacote durante vários dias, a mercadoria chegou a sua cidade e não as suas mãos e retornou ao ponto de origem do envio, porque não foi entregue na sua casa e nem retirada na agência.

Eu moro numa ilha-cidade da Região Metropolitana do Recife chamada Ilha de Itamaracá. O serviço de entrega de correspondências e encomendas prestado pela agência do Correios daqui é muito deficiente e precário. A ilha possui apenas um CEP, que é o 53900-000; e muitas, muitas ruas não são atendidas pelos carteiros. Ou seja, você paga por um serviço que não é prestado.

Vamos lá. Suponhamos que eu faça uma compra on-line numa empresa de São Paulo e você também, que mora aqui na ilha como eu mas em outro endereço. Cada um de nós pagou R$ 45,00 pelo frete. Enquanto você, que reside na Av. João Pessoa Guerra, irá receber o que foi enviado na comodidade de sua casa, eu, que paguei o mesmo valor de frete que você - eu vou repetir isso -, eu, que paguei o mesmo valor de frete que você - os R$ 45,00, lembra? - e que moro na Rua Pau-ferro, não receberei a minha encomenda em casa, porque nenhum funcionário do Correios, seja a pé, de moto ou carro, irá chamar meu nome pelo portão nem bater na minha porta. E, caso eu queira mesmo receber o que comprei, terei de driblar o horário do meu trabalho, pegar uma condução e ir até a agência retirar o meu pacote dentro do prazo muito limitado que o Correios estabelece.

Isso é justo? É claro que não é justo. Nem é justo e tampouco é correto. Eu sou mesmo levado a pensar que se trata até de uma caso em que o consumidor é lesado e enganado. Ora, se eu terei de pegar a encomenda na agência porque por algum motivo a empresa Correios não faz entrega na rua onde eu moro, qual a razão de eu não receber nem sequer um desconto no valor do frete? Isso era o mínimo que poderia e deveria ser feito, porque não faz sentido algum isso de se pagar por algo, por um serviço que inteiramente não me será oferecido e que, ainda por cima, fará com que eu reajuste a minha rotina laboral para dar um jeito de ir até a agência antes que a mercadoria seja despachada de volta. 

Como  se não bastasse cobrar o valor full do frete para áreas que antecipadamente a empresa sabe que não oferece os erviço de entrega - o Correios, até onde eu sei, dispõe de uma lista com os CEP's que possuem "restrição de entrega", restrições essas, melhor dizendo, que podem ser pelo difícil acesso às áreas, por falta de agências ou centros de distribuição próximos ou por insegurança -, o Correios tratou de dificultar - e eu diria até de penalizar - a vida dos seus clientes impondo medidas algo exageradas, como exigir uma declaração sua dizendo que Fulano de Tal está autorizado a fazer a retirada da sua encomenda em seu lugar - antes, bastava que a pessoa apresentasse  um documento pessoal e assinasse o comprovante de controle. A outra medida foi a determinação de que as encomendas que não forem retiradas na agência dentro do prazo de sete dias corridos - vou repetir isso também -, dentro do prazo de sete dias corridos - para você que porventura não entendeu, eu vou deixar mais claro: sábados, domingos e feriados entram na contagem do Correios, como se em tais dias as agências estivessem abertas e você não foi retirar a sua encomenda porque não quis - o seu pacote não estará mais disponível para você; ele será recolhido com uma rapidez impressionante, rapidez que nem o caro Sedex possui.

Muitos anos atrás o Correio era uma empresa que gozava de grande prestígio e admiração por parte do grande público que recorria aos seus serviços. Infelizmente já tem um bom tempo que a coisa mudou - e mudou para pior. Ninguém gosta de pagar caro - e nem quer - por um serviço que, além de ser caro, é precário e deficiente e, por isso mesmo, insatisfatório.

Todas a s vezes em que eu tenho de sair da minha casa para ir até a agência do Correios, daqui da ilha onde eu moro, retirar uma encomenda eu sou tomado por um sentimento que é um misto de raiva e decepção. Por essas e outras eu passei a apoiar a privatização dessa empresa. Algumas pessoas dizem que se isso acontecer o valor dos fretes subirá demais, coisa em que eu não acredito. Pior do que está não há de ficar. Pagar caro por um mau serviço por falta de opção é quase um ato de autossabotagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário